Myndher

Criatividade: por que a sua equipe deve ter e como desenvolver

Criatividade nada mais é que a capacidade de gerar ideias originais, inovadoras e úteis, muitas vezes combinando elementos que parecem não ter nenhuma relação entre si.

É um traço importante para o sucesso de muitos profissionais, independente da área de atuação, incluindo negócios, artes, ciência e tecnologia. Desse modo, se trata de uma habilidade valiosa em muitas situações dentro de empresas de todos os portes.

Afinal, a criatividade permite que as pessoas encontrem novas soluções para problemas e assim desenvolvam novos produtos e serviços. Ou seja, exponham ideias inovadoras para suprir determinada necessidade.

Também é uma soft skill fundamental para empreendedores, uma vez que esse é um perfil que precisa inovar constantemente para manter os negócios competitivos.

Sendo assim, um time criativo pode ser um dos ativos de maior valor dentro de uma organização, sobretudo nos dias atuais. Se você quer entender mais sobre o assunto e descobrir como promover o desenvolvimento da criatividade para seus times, continue a leitura até o final.


Porque é importante ter funcionários criativos

Ter funcionários criativos pode trazer muitas vantagens para uma empresa.

Afinal, a criatividade é uma soft skill que pode ser aplicada em várias áreas de uma organização, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até a resolução de problemas e melhoria de processos.

Além disso, podemos destacar outros aspectos que justificam porque é importante ter colaboradores criativos:


Eles pensam “fora da caixa”

Atualmente, a competitividade exige que os profissionais possam encontrar soluções realmente inovadoras, vendo aquilo que a maioria não consegue enxergar. Afinal, se sobressair no mercado exige não fazer mais do mesmo.

Funcionários criativos são capazes de analisar as situações de diferentes ângulos, pensando fora da caixa para apresentar ideias originais para resolver problemas difíceis. Assim, podem ajudar uma empresa a superar obstáculos e encontrar novas maneiras de melhorar seus processos e produtos.

Isso pode ser particularmente importante em alguns nichos de mercado, diferenciando a empresa da concorrência e aumentando sua participação de mercado com alta qualidade percebida no que oferecem.

São pessoas mais engajadas e motivadas

Quem tem colaboradores criativos pode notar que, geralmente, eles são mais engajados no trabalho, pois observam suas demandas, avaliam o cenário e têm a oportunidade de contribuir com novas ideias.

Entretanto, precisam sentir que tem abertura e serão reconhecidos por isso. Para a empresa, engajar os colaboradores dando liberdade, incentivando o uso da criatividade e oferecendo reconhecimento por ideias novas, é benéfico sob várias perspectivas:

· Aumenta a satisfação pessoal dos colaboradores;

· Motiva os times;

· Promove a inovação;

· Contribui para a retenção de talentos.

Por fim, vale salientar que funcionários criativos também ajudam a empresa a manter-se atualizada, pois os processos internos ou externos podem ser sempre revisitados com foco em melhorar continuamente.


4 dicas para estimular a criatividade dos times no dia a dia

Existem jogos e treinamentos e workshops dedicados à criatividade, mas também é possível incentivá-la no dia a dia. Para isso, os gestores devem prestar atenção nas interações com seus colaboradores e usar as situações rotineiras para:

1. Incentivar a curiosidade

Em qualquer situação que envolva resolução de problemas, é importante incentivar a equipe a buscar novas informações, ideias e experiências. A curiosidade pode levar a novas conexões e ideias que fogem do comum.

2. Praticar a observação

Muitas ideias criativas surgem da observação de coisas que já existem, dando a elas um olhar crítico. Encorajar a equipe a observar o mundo ao seu redor pode, sim, levar à novas ideias.

3. Encorajar a experimentação

A experimentação pode ajudar uma equipe a encontrar novas formas de resolver os problemas da empresa. Inclusive, experimentar é uma das ações que fazem parte de programas de Growth Hacking. Além disso, é positivo incentivar a equipe a correr riscos, desde que sejam devidamente calculados.

4. Fomentar a colaboração

A cooperação entre os colaboradores de diferentes equipes sempre trará bons resultados, pois o intercâmbio de ideias pode promover soluções inovadoras. A mescla de pontos de vista deve ser sempre considerada.

Fomentar a colaboração, sobretudo para empresas que possuem mais de uma filial, cuja comunicação pode se tornar distante e ineficiente é primordial.

Quando os times cooperam uns com os outros notam que cada colaborador é importante para os resultados do negócio como um todo, e todos os funcionários estão interligados na busca de um mesmo objetivo.


Como desenvolver a criatividade das equipes de trabalho

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a criatividade não é um dom ou talento especial, pois ela pode ser estimulada e desenvolvida. Existem diferentes abordagens e técnicas que podem ser usadas para isso e vamos destacar algumas:

Brainstorming

Apesar de simples e muito conhecida, a técnica do brainstorming continua sendo uma das mais eficientes para gerar ideias criativas rapidamente.

Isso porque o foco é incentivar o pensamento livre, sem julgamentos, e estimular a contribuição com ideias de todos os membros de uma equipe. No entanto, a técnica pode ser usada em grupo ou individualmente.

Brainwriting

É uma técnica de geração de ideias na qual os participantes escrevem suas ideias sobre uma questão específica por alguns minutos, sem falar.

Há quem diga ainda que é mais eficaz que o brainstorming pois elimina muitas das armadilhas das reuniões tradicionais de brainstorming, porque é mais organizada e causa menos exposição das pessoas envolvidas.

Esta técnica é tão eficaz que é utilizada internamente nos processos criativos dos jogos da MYNDHER. 

Mapas mentais

Os mapas mentais são uma forma visual de organizar ideias em torno de um tema central. Eles permitem que você crie conexões criativas entre as ideias, além de ajudar a organizar conceitos mais complexos.

Enquanto isso é feito, é comum que a criatividade tenha importante influência, pois observando os pontos de ligação novas ideias podem surgir.


Gamificação

A gamificação é uma técnica que utiliza elementos de jogos para engajar pessoas em atividades que, normalmente, não seriam consideradas divertidas. Quando se trata de estimular a criatividade, a gamificação pode ser uma ótima ferramenta.

Um workshop de criatividade gamificado proporciona uma experiência interativa propondo desafios que estimulam o pensamento criativo de forma lúdica e interessante.

Durante o workshop, os participantes são encorajados a pensar e abordar problemas de novas maneiras, utilizando a gamificação como um recurso eficiente que motiva e inspira o surgimento de soluções diferentes e incomuns.

Outra excelente opção são os jogos presenciais, como por exemplo o Flow, que tem como principal missão aprimorar a comunicação. O jogo vai exigir que os participantes estejam em constante colaboração já que muitas informações úteis deverão ser comunicadas aos outros jogadores para que a missão seja concluída com sucesso.

Além disso, a gamificação possibilita a customização, fazendo com que esse modelo de treinamento seja direcionado de forma muito assertiva para cada perfil de equipe. Nesse contexto, a personalização traz ganhos adicionais:

Desafios e competições saudáveis

Desafios e competições são uma forma divertida de estimular a criatividade através da gamificação. Eles podem ser realizados entre indivíduos ou equipes, e as metas podem variar de acordo com a necessidade da organização.

Jogos de simulação estratégicos

Jogos de simulação estratégicos permitem que as pessoas experimentem diferentes situações e usem a imaginação para resolver problemas que podem se comparar às situações do dia a dia profissional.

Esses jogos podem ser usados ​​em treinamentos, dinâmicas de grupo, entre outras atividades com objetivo educacional.

Estimula ações de improvisação

Jogos de improvisação são uma ótima forma de desenvolver ou treinar a capacidade dos colaboradores para lidar com situações imprevistas.

Além disso, é positivo encorajar as pessoas para que usem a imaginação – além da rapidez – para lidar com situações que podem exigir tomadas de decisão mais ágeis.

Por fim, se chegou até aqui, certamente já deve ter percebido o quanto vale a pena investir no desenvolvimento da criatividade para todos os times de uma empresa.

Para auxiliar nesse processo, apresentamos a MYNDHER, pois atuamos de forma especializada em treinamentos gamificados. Nossa expertise foca em aumentar a performance de equipes de diferentes mercados, pois estamos presentes na Europa, América Latina e América do Norte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *